sábado, 5 de maio de 2007

O jogo e os esportes

O jogo e os esportes se destacam como elementos de integração social, troca de conhecimentos, ampliação das possibilidades de convivência e instrumento educacional capaz de formar cidadãos críticos, participativos e cientes de seu papel na sociedade.

O jogo e o esporte, como instrumentos educacionais, devem contribuir para a construção de valores morais e éticos, coibindo a competição exacerbada e a conquista de resultados a qualquer custo.

Assim o foco da intencionalidade educativa do jogo deve apontar para o resgate de valores humanos, como amizade, cooperação, solidariedade e respeito.

Porém para alcançar tais objetivos o jogo e o esporte devem privilegiar o seu componente lúdico. Parece fácil concluir que um dos motivos que afastam algumas pessoas do esporte é a abordagem tecnicista dada a ele nos espaços educativos, onde se privilegia o aprendizado de habilidades motoras específicas do esporte.

Assim o nosso projeto prioriza o movimento possível, em oposição ao movimento ideal, respeitando a individualidade biopsicosocial do educando.

Cabe ao educador utilizar-se dos jogos não para reproduzir a cultura e os valores de uma sociedade desigual e opressora, mas para produzir conhecimento, valores e procedimentos que contemplem o ser humano de forma integral, contribuindo para a superação do paradigma de individualismo e corporativismo que resulta na acentuação das desigualdades sociais.


Para isso os jogos devem ser propostos a partir dos seguintes critérios:

- Possibilidade de participação de todos os alunos

- Possibilidade de sucesso de todos os alunos

- Permitir a gestão do jogo pelos educandos

- Favorecer adaptações e novas aprendizagens

- Manter a imprevisibilidade de resultados

A aprendizagem de determinadas competências cognitivas, produtivas, pessoais e relacionais é essencial na construção da autonomia intelectual e moral. Planejar a realização de uma tarefa, identificar formas de resolver um problema, saber formular boas perguntas e repostas, levantar hipóteses e buscar meios de verificá-las, validar raciocínios, saber resolver conflitos e cuidar da própria saúde, dentre outras situações, são procedimentos e atitudes que auxiliam os educandos a se tornarem protagonistas de sua própria aprendizagem.


Para educar atitudes e construir valores, é preciso criar um espaço de ajuda mútua, onde as competências pessoais e relacionas sejam tratadas como objeto de conhecimento. No espaço do jogo, poder discutir as regras e reconstruí-las com argumentos consistentes é crucial para a construção da moralidade autônoma.


Nessa perspectiva, cabe aos educandos, transformar o espaço do jogo num ambiente cooperativo, onde fazer escolhas, tomar decisões e resolver conflitos seja tarefa de todos, e não apenas de poucos. Assim desenvolvem-se aspectos relacionados à cidadania, como o dialogo, a discussão franca e objetiva, a análise das ponderações e idéias, de forma democrática e aberta, a tomada de decisão baseada no interesse e na necessidade da coletividade, sem imposição de atividades, mas respeitando e valorizando os conhecimentos e demandas dos educandos.


É na ação de jogar que o educando instrumentaliza-se e adquire competência para “jogar bem”. Ao professor cabe solicitar ao educando analisar, revisar, diferenciar, transferir e enriquecer seus esquemas de jogar cada vez melhor. Os segredos estão em lançar desafios nem muito fáceis, nem muito difíceis, mas de possível resolução, mesmo que, para isso, seja preciso a ajuda dos colegas e/ou professor.


Nos jogos não basta fazer, é preciso compreender. Fazer e compredender significam integrar as ações do intelecto com as da prática motora. O conhecimento do que é vivido corporalmente vem à consciência e pode ser imaginado e refletido, transformado e reconstruído a partir dos interesses e motivações dos educandos.


A verdadeira aprendizagem se dá através da ação do sujeito sobre os objetos de conhecimentos, sua posterior assimilação de formas e conteúdos deste objeto e a modificação do próprio sujeito.


É obvio a importância de ensinar o educando a aprender a aprender e a de ajudá-lo a compreender que, quando aprende, não deve levar em conta apenas o conteúdo objeto da aprendizagem, mas também como se organiza e atua para aprender.


Nesse blog, você vai encontrar atividades relacionados a aprendizagem de jogos e esportes que levam em consideração o exposto acima. Esperamos que você goste.

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